Mostrando postagens com marcador Literatura. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Literatura. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Reality Show do Kapeta

Tava entocado por ai, por isso não postei por esses tempos.
Mas bem, bora voltar a ativa?
Eee... ba '-'



Enfim, pulando de árvore em árvore, encontrei uma certa trilogia chamada Jogos Vorazes (Hunger Games) de Suzane Collins.
Ai ai, foi um "me recuso a ler" sem eira nem beira. Motivo de tal anseio: uma pequenina matéria comparando esta trilogia com Crepúsculo surgiu na revista Mundo Estranho.
Mas muito bem, criei coragem e resolvi dar umas mordidas no primeiro livro e me surpreendi: tinha um gosto aparentemente bom.

O primeiro livro é basicamente um reality show da morte. Você vence matando os demais participantes. Mas até ai é algo meio que simples. Porém, nos deparamos com um contexto social entre a elite dominadora e os menos afortunados que tem seu clímax num conflito iniciado pelo simples fato de "comer amoras". (Leiam para saber do que estou falando, né. Sem spoiler)

O segundo livro continua com a temática reality show, porém como a "cartada final" da elite para mostrar seu poder, ela demonstra que nem a "esperança de salvação" para os desafortunados é segura. (Leiam ou não, vocês é quem sabem). Teve um triângulo amoroso que achei desnecessário, mas tá valendo.

O último livro explode na sua cara com tanta coisa acontecendo. Chamuscou meu cabelo.
Suor masculino escorreu pelos meus olhos várias vezes. Engasguei com pimenta e até solucei.
O terceiro livro arregaça as mangas e diz que o book não tá só na table e que veio para nos dar uma surra.

créditos da imagem: http://spectreseven.deviantart.com/art/Hunger-Games-Cell-Phone-Wallpaper-280296099


Fui surpreendido por esta trilogia, com uma profundidade fascinante para um livro infanto-juvenil. Nas entrelinhas das coisas simples ele dizia tanta coisa que me fez odiar mais ainda a Panem et Circes (melhor invenção romana para acalmar as massas).

Bem, é isso

Um viva para o meu retorno!
Viva...


quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Esse não traiu...

Eu sou muito de ler e ver filmes (geralmente leio mais do que assisto). Mas muito bem!
Hoje eu queria falar um cadin do meu livro favorito: Judas, o Obscuro.
Não, não é o Judas da bíblia. Tem um quê religioso e filosófico para mim, mas não como um culto ou algo que eu siga de verdade. Na verdade é a história da vida de um homem que luta por seus sonhos da maneira que pode, do mesmo modo como alguém que apenas busca um pedaço de pão para alimentar os filhos, tem a esperança de conseguir, mas não sabe quais caminhos esta destinado a seguir.
Thomas Hardy é um mestre das palavras e me fez chorar e rir muito com esse livro (não espero que aconteça o mesmo com outras pessoas). É um livro de cabeceira que me apaixonei mesmo. Eu não vi a adaptação para o cinema por falta de tempo, mas logo vou ver ^^


Acho que é como eu li uma vez: "A gente não escolhe o livro, o livro é que nos chama com um aceno de suas páginas para um mundo que nos penetra na alma"

domingo, 27 de outubro de 2013

Amizade de vários tempos...

"Quando certas amizades são uma vez interrompidas, tendo mesmo sofrido um leve estremecimento, é difícil que voltem depois ao estado primitivo; com outras amizades acontece porém o inverso; os estremecimentos aproveitam, porque é fácil a volta da paz, e parece que depois disto se tornam mais estreitas."

Manuel Antônio de Almeida; in: Memórias de um sargento de milícias

                                                                                 créditos da imagem: http://blog.cancaonova.com/fragmentos/amizade-como-reciprocidade/

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

A miséria de sonhos

"Quando se vive como um animal, de cabeça baixa, um pouco de ilusão não faz mal, um escape onde se possa sonhar com as coisas que já mais estarão ao alcance da mão."

Émile Zola; in: Germinal

                                                                                         créditos da imagem: http://carlososer.blogspot.com.br/2012/11/germinal-de-emile-zola-algumas-reflexoes.html

domingo, 13 de outubro de 2013

Minha vida como leitor ^^

O blog Miss Perfection tava com uma tag sobre leitura. Achei muito legal, e como gosto de ler, resolvi postar por aqui ^^
E vamos a essa tag:

Quando você lê?
Eu leio a qualquer momento que sobre um tempinho, ou arrumo esse tempinho na marra mesmo ^^

Você lê apenas um livro de cada vez?
Sim, eu prefiro. Daí eu entro dentro do mundo de uma vez só daquele livro ;)

Qual seu lugar favorito para ler?
Na minha cadeira com umas três almofadas!

O que você faz primeiro: lê o livro ou assiste o filme?
Geralmente leio o livro antes. Mas, por exemplo, quando gosto muito de um filme e descubro que ele foi baseado num livro, vou atrás desse livro até onde o capiroto assa pamonha pra poder comprar. (Capiroto é o nome do kapeta em alguns lugares desse Brasil e tem lugares que ele cozinha outras coisas, depende do gosto do freguês).

Qual formato de livro você prefere: áudio-book, e-book ou livro físico?
Eu não sou muito bom em prestar atenção em quem fala, e na frente do computador meus olhos ardem quando estou lendo (mesmo usando óculos). Então prefiro o velho e bom livro com folhas e capa e contra-capa e orelhas... *-*

Você tem algum hábito exclusivo ao ler?
Consigo ler em quase qualquer situação, mesmo com som muito alto ou na frente da televisão (lendo e me concentrando na leitura)

As capas de uma série tem que combinar ou não importa?
Não ligo muito para capas. Mas se for pra fazer uma série, capas que se combinam tem lá seus charmes ^^


sexta-feira, 4 de outubro de 2013

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Só sentimos falta daquilo que já não temos...


Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

                                               Gonçalves Dias; in: Canção do Exílio


créditos da imagem: 

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Moedinhas de um mundo capital!


"Quando soou a trombeta, ficou
tudo preparado na terra,
e Jeová repartiu o mundo
e Jeová repartiu o mundo
entre a Coca-Cola, a Anaconda,
Ford Motors, e outras entidades"

Pablo Neruda; in: Canto Geral